18 de fev de 2009

Os bons tempos da Axé-Music

Por Arnaldo Chavez

Fiz umas coletaneas nesse final de semana, de musica baiana - mais especificamente "Carnaval". Atualmente não curto nada de carnaval, mas sempre tive saudades da época boa, em que eu saia todos os dias e virava a noite na rua e nos clubes. Isso lá pelos anos de 83 até 94, em Salvador. Me lembro também das Micaretas que curti muito no interior, a partir do final dos anos 70. Época boa, quando um, garptp de 10, 12 anos podia sair pra rua e bricar à vontade, sem medo de nada. Não era um carnaval feito pra TV, onde só se pode brincar quem sai em bloco ou camarote. Sem falar na música, que tinha uma qualidade muito superior.

Bom, lembrando disso eu fiz uma boa pesquisa na Internet, juntei o que tinha aqui em vinil e fiz umas boas coletâneas, que coloquei no rapidshare pra quem quiser baixar e conhecer um pouco dos primórdios do que hoje é um ritmo saturado e sem nenhuma criatividade. Vamos às coletaneas:

AXÉ ANOS 80:
Coletânea em 4 CDs, com um total de 81 musicas.
http://rapidshare.com/files/198444891/axe_anos_80_-_01.rar
http://rapidshare.com/files/198792097/axe_anos_80_-_02.rar

ARMANDINHO, DODÔ & OSMAR:
Coletânea dupla com um total de 49 musicas. Pega desde o 1o. LP (1975) até o ao vivo gravado em 2000. Pra quem não sabe, o vocal da banda era o Moraes Moreira, até o disco Vasourinha Eletrica de 81. Nesse mesmo disco tem uma boa musica, em que o vocal é feito por Gilberto Gil, chamada "Marcha da tietagem". Outra curiosidade é que nessa coletânea conta com 3 covers dos
Beatles: "Eleanor Rigby" (do disco "Pombo Correio", de 77 ), "Saravá Lennon" (pout-pourri do disco "Incendiou o Brasil", de 81 ) e "Something" (do disco "Jubileu de Ouro", de 2000 ).
http://rapidshare.com/files/199157252/armandinho__dodo_e_osmar_-_coletanea.rar

LUIZ CALDAS:
Coletanea com 27 músicas, inclusive algumas bem do início da carreira, musicas que só sairam em compacto ou em disco de trio, quando ele era apenas vocalista de banda. Como a musica tema do bloco Beijo, onde ele foi vocalista em 1983. Curiosidade: Luiz Caldas é musico de formação clássica. Estudou piano e violão clássico.
http://rapidshare.com/files/198831770/Luiz_Caldas_-_coletanea.rar

CHICLETE COM BANANA:
Coletânea com 23 músicas, onde só entraram músicas dos 5 primeiros LPs da banda, lançados entre 1980 e 1985, quando a banda contava ainda com sua formação original. Acredito que os baianos devam lembrar do Missinho, guitarrista original e membro fundador da banda. Excelente músico e guitarrista. É dele quase que 90% das músicas do chiclete nesses 5 LPs. Além dessa coletânea, vai também um CD ao vivo com algumas musicas de um show do chiclete no clube Português da Bahia, em Salvador, no ano de 1983. Esse show foi transmitodo pela Radio Itapoan, alguém gravou numa fita cassete, digitalizou e disponibilizou na net. Baixem esse show e escutem sem preconceito, e vocês vão se surpreender com o som. Vão ouvir guitarras pesadas, solos empolgantes, quase um carnarock. Se vcs tiverem que escolher um só desses CDs pra baixar, meu voto vai pra esse. O Chiclete começou no final dos anos 70 como uma banda de baile e se chamava Scorpions. Tocavam todo tipo de música, inclusive rock internacional. Era comum na época o pessoal que tinha banda de rock tocar carnaval pra poder sobreviver. O Asa de Águia também começou assim, tanto que nos primeiros shows da banda, em 1987, no Porto da Barra, eles faziam cover do pink floyd.
http://rapidshare.com/files/198903473/Chiclete_com_Banana_-_coletanea.rar
http://rapidshare.com/files/198367642/Chiclete_-_Ao_Vivo_no_clube_portugues_83.rar