15 de abr de 2009

Entrevista: Val Cabral

O radialista Val Cabral iniciou o ano com uma boa novidade: a inauguração de um blog, que rapidamente se tornou um grande sucesso em número de visitas, além de causar diariamente uma grande repercussão, sempre que lança alguma "bomba". Inaugurando esse novo espaço no blog Itabuna Hoje, em que entrevistaremos os diversos blogueiros itabunenses, ei-lo aqui: Val Cabral, o homem sem papas na língua!
Visite: http://valcabral.blogspot.com/

Quando foi criado o "Blog do Val Cabral" e qual foi a sua motivação em criar um trabalho enfocando especificamente a política?
Inicialmente, quero manifestar meus agradecimentos por esta oportunidade. O blog Val Cabral começou no início da segunda quinzena de janeiro, mas foi publicamente inaugurado no dia 22 de janeiro de 2009, com propósito de empreender comunicação direcionada aos internautas e preencher um espaço ágil, ativo, interativo e inovador de imprensa. É pertinente ressaltar, que nosso blog não se restringe a noticiar assuntos políticos e sim diversificar ao máximo, as alternativas e circunstancias da comunicação virtual.

Como você vê a atual onda de "bloguismo", que tem praticamente se tornado o principal meio de informação sobre a nossa região?
O bloguismo começou como uma proposta quase colegial, numa perspectiva amadora e inocente. Mas a moda acabou sedimentada rapidamente e surgiram as propostas bem sucedidas de se profissionalizar e expandir a alternativa de blog como mecanismo de mídia. A interatividade, liberdade de expressão, facilidade de acesso, praticidade e empatia com os internautas, resultaram numa explosão mundial de blog profissional e os marqueteiros e publicitários enxergaram nisso uma perspectiva favorável de exploração das atenções do grande público. Atualmente é praticamente impossível alguém do meio político, empresarial, acadêmico e social na região sulbaiana, não ter vício de acessar blog diariamente e é por este meio que o público obtém informações.

Existem blogs em que o autor se identifica e até exibe foto (como no caso do seu), mas também há os apócrifos, onde os autores não se identificam. Como você vê a diferença entre ambos?
O anonimato tem suas serventias, pois é por meio deste recurso que as pessoas se vêem encorajadas a fazerem denuncias e externarem suas opiniões. É óbvio que as incorreções existem. Mas toda forma de liberdade é válida; mesmo quando sua finalidade é confundida com libertinagem. A democracia só é plena, quando o indivíduo é livre para manifestar seus pensamentos, idéias, reclamações... toda forma de liberdade engrandece a democracia e aperfeiçoa o senso-critico da sociedade.

Muitos blogs são criados e atualizados por jornalistas profissionais. Outros são tocados de forma experimental mesmo, sem compromisso profissional. No seu caso, ainda há um casamento com um programa de rádio. Como você analisa essa interação entre as mídias?
Nosso blog é um dos mais acessados da Bahia e isto se deve à propaganda que faço dele no programa Língua Afiada, que é um dos mais ouvidos do interior da Bahia. Este fato prova que "a propagando é a alma do negócio"! Mas também divulgo o blog em outros blogs e no jornal AGORA, num comodato de compartilhamento de interesses que há entre os veículos de comunicação.

Como você faz para manter-se sempre bem informado, podendo atualizar o blog com vários posts diários? E como faz para manter a imparcialidade?
O blog Val Cabral é profissional, comercial e como tal possui uma equipe de técnicos e repórteres. Esta equipe monitora o blog constantemente, para não haver invasões bandidas de vírus e proporcionar aos nossos leitores o máximo possível de informações. Revelar aqui nossas fontes, é "entregar o queixo aos ratos" e isto não é do nosso agrado e feitio! Imparcialidade é o expediente mais subjetivo que há na imprensa, mas existem os patrocinadores, os interesses pessoais, políticos, ideológicos e circunstanciais!

O que você pretende com o seu blog, em um futuro próximo? Existe planos de, por exemplo, transformá-lo em um site, vender anúncios, etc?
A transformação do blog em site é um processo natural, mas não imprescindível. Pretendo fazer do nosso blog, a caixa de ressonância dos internautas e consolidá-lo como um mecanismo fabuloso de formação de opinião, esclarecimentos e informação. Temos doze patrocinadores e a segunda etapa deste projeto, deverá contar com mais doze patrocinadores para viabilizar e agilizar a ampliação da nossas possibilidade de melhor fazer imprensa no sul da Bahia.

Para concluir, passe-nos algumas dicas de sites quentes, os seus sites favoritos.
Acesso todos os dias: Políticos do sul da Bahia, Ipiaú Noticias, Sport News, Agravo, Boca Maldita, Pimenta na Muqueca, Saber Literário, maisomeno, blog do thame, alerta geral na TV, Samuel Celestino, Amigão 10, catucadas, dentre outros. Sou viciado em blog.