25 de out de 2016

Mutirão de Cirurgias chega ao sul do estado



Mutirão de Cirurgias, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), começa a atender no sul do estado nesta segunda-feira (24). As consultas pré-operatórias acontecem até a quarta (26), em Itabuna, nas unidades móveis instaladas no Centro Cultural Adonias Filho, e nos dias 28 e 29, em Ilhéus, na Praça Dom Eduardo. Durante a ação, serão feitas cirurgias de histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica e vesícula.

A expectativa é que sejam realizados 550 procedimentos. As cirurgias serão feitas a partir do dia 31 de outubro,
O paciente precisa ter o pré-requisito de indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria da Saúde do município de residência. É necessário apresentar identidade, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. Para pacientes que farão cirurgia de vesícula, é necessário estar em jejum de oito horas e comparecer na unidade móvel no turno matutino.

Em Ilhéus, as consultas estarão disponíveis para os moradores da cidade e dos municípios de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Em Itabuna, o mutirão é destinado aos residentes no município e em Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Gongoji, Ibicarai, Ibirapitanga, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 071 4000.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)