11 de ago. de 2025

Funarte lança plataforma Rede das Artes


Novo ambiente digital fortalece, conecta e difunde as artes brasileiras, com impacto direto na Bahia

Celebrando o Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança a plataforma digital pública Rede das Artes, uma iniciativa inédita voltada à articulação e difusão da produção artística brasileira, em sua diversidade e abrangência. A ferramenta já nasce com forte presença de agentes e iniciativas da Bahia, especialmente do Sul do estado, e abre novas oportunidades para artistas, produtores e coletivos fortalecerem seus trabalhos e ampliarem a circulação de suas criações.

A plataforma permite o cadastramento de agentes, eventos, espaços, iniciativas e oportunidades ligadas às artes, funcionando como um grande portal de pesquisa e acesso aos movimentos artísticos em atividade. Com isso, artistas baianos poderão se conectar a redes criativas de todo o país, identificar parcerias e acessar uma agenda artística ampliada.

“A Rede das Artes nasce para conectar, articular, visibilizar, difundir e fortalecer as artes em todo o Brasil e a Bahia tem papel central nesse movimento. É um ponto de encontro entre agentes artísticos, grupos, coletivos, espaços, eventos, programas, políticas e público. No contexto da Política Nacional das Artes, ela responde a uma demanda histórica por mapeamento e fortalecimento dos elos da rede produtiva, com foco na difusão e no encontro com os públicos. É um Brasil das Artes em movimento, comprometido com o acesso à arte como direito de todas as pessoas”, afirma a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

A Rede das Artes também é resultado de uma estratégia digital que contempla metodologias participativas, tutoriais, cursos de formação e ferramentas de análise de dados. O objetivo é integrar iniciativas fomentadas pela Funarte, ampliar a transparência e dar mais visibilidade aos projetos financiados com recursos públicos, incluindo ações já realizadas e em andamento na Bahia.

O lançamento marca uma nova etapa para a política de arte no país, descentralizada e inclusiva, que reconhece o papel central das artes na construção de uma sociedade plural, democrática e conectada. Na Bahia, o impacto será sentido na ampliação do alcance dos artistas, no fortalecimento das redes regionais e na presença ainda maior da produção artística baiana no cenário nacional.

Sobre a Funarte

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) é vinculada ao Ministério da Cultura do Governo Federal e tem a missão de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento, a difusão, a pesquisa e a memória das artes no país. Em 2025, completa 50 anos de existência, reforçando seu compromisso com a construção e articulação de políticas públicas para as artes.

Acesse: rededasartes.cultura.gov.br