31 de jan. de 2010

Canal da Califórnia

Está vendo esse matagal abaixo? Acredite, isso é um CANAL... o Canal do bairro Califórnia. Durante toda a sua extensão, o que se vê é o mato tomando conta, sem falar nas toneladas de lixo, exalando um fedor insuportável. Essa situação gravíssima está colocando em risco tanto os moradores que são forçados a conviver com isso, quanto os feirantes e os frequentadores da Feira da Califórnia, já que o canal percorre dezenas de metros dentro da mesma. Mas nem todos estão insatisfeitos. Te garanto que os ratos e os urubus estão adorando! Parabéns à Prefeitura de Itabuna por conseguir mostrar o quão podre pode ficar um canal.

Feira da Califórnia

A cidade de Itabuna, prestes a completar seu centenário, continua em total estado de abandono. Mas em nenhum lugar essa situação perversa é tão visível quanto em uma feira livre. Esta é a Feira da Califórnia, provavelmente a maior da cidade depois do Centro Comercial. A situação é praticamente de calamidade pública! O que mais se vê é lixo jogado por todo canto e o que se sente o tempo todo é o fedor insuportável. No setor de venda de carnes a coisa piora muito, pois não há a menor infraestrutura, os balcões estão completamente gastos, não tem água corrente e os feirantes tratam as peças de forma rudimentar, sem as mínimas condições de higiene. O povo da Califórnia e bairros vizinhos não merecem tal descaso! E olha que nem falei do canal ainda, que merece uma postagem só pra ele.

Bairro de Fátima: cadê a praça?

Esse verdadeiro cenário de guerra é a praça principal do Bairro de Fátima, aquela mesma onde fica localizada a Igreja do Evangelho Quadrangular. O abandono se faz visível em todos os aspectos: telas de arame deterioradas, bancos e passeios e brinquedos infantis quebrados, mato crescendo em todos os lugares. Uma vergonha!

28 de jan. de 2010

A fonte secou!

Aparentemente aqueles dias de alegria das famílias - principalmente das crianças - em volta da fonte luminosa da Praça Camacã ficaram no passado. O local já está seco há pelo menos duas semanas e o único restinho de água que ainda tem no local é da chuva. Quem tirou foto, tirou... quem perdeu, agora só nas vésperas das próximas eleições.

Artista plástico nas ruas de Itabuna

Esse é o artista plástico Renay (Renato Santana), de Ilhéus, em seu ateliê improvisado na esquina do Marabá Center. "Esse é o meu primeiro dia em Itabuna. Já fui abordado por uns fiscais, mas foram muito legais comigo e até sugeriram que eu me mudasse para um ponto melhor, na porta do Banco do Brasil", diz ele. Renay é ex-monge católico e trabalha com cerca de 60 modelos de ilustrações, sendo que a mais procurada é a Santa Ceia (nesta foto podemos ver uma Santa Ceia ainda incompleta), com 28 cópias vendidas até agora. Apesar da beleza das obras, cada uma é vendida por módicos R$150,00 - quase de graça! O blog Itabuna Hoje deseja ao talendoso Renay muita inspiração e boa sorte nas vendas!

27 de jan. de 2010

Cyro de Mattos lança seu décimo livro infantil

Em Roda da Infância o escritor relembra personagens e acontecimentos dos quais ele nunca esqueceu

Quem está acostumado a ver Cyro de Mattos nos noticiários como diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), ou então a vê-lo caminhando calmamente pelas ruas de Itabuna, talvez não imagine se tratar do maior escritor itabunense - depois do superstar Jorge Amado. E não é só pela qualidade dos seus textos, mas os números falam por si só: são 39 livros lançados por diversas editoras, que o renderam cerca de 50 prêmios literários em diversos lugares do Brasil e até fora do país. Isso significa que alguns desses lançamentos foram premiados mais de uma vez. Só o seu Cancioneiro do Cacau faturou 4 desses prêmios, tendo sido finalista inclusive do prestigiado Jabuti.

O autor de clássicos da literatura regional como O Menino Camelô e Vinte Poemas do Rio iniciou sua carreira de escritor no comecinho dos anos 60, enquanto os Beatles soltavam seus primeiros acordes para o mundo. Logo percebeu que seria difícil demais alcançar e ser publicado pelas editoras. "Quando um escritor manda seu original para uma editora, pode ser que tenha que aguardar 2 anos para receber uma resposta positiva ou negativa - isso quando recebe", explica o escritor, que dá a dica de como conseguiu chegar lá: "para ser publicado, principalmente pelas editoras do Sudeste, entendi que o melhor caminho seria participar e vencer concursos literários. Quando isso acontece, geralmente as editoras é que disputam aquele autor". Dito e feito, seu primeiro livro, Berro de Fogo (contos), foi lançado em 1966. Hoje o autor ostenta nas paredes da sua casa dezenas de certificados e, além da grande coleção de livros lançados, também já publicou milhares de textos em publicações diversas espalhadas pelo mundo, sem falar que seu nome consta em pelo menos 48 antologias literárias de peso.

Essa coleção de obras literárias foi enriquecida com mais um lançamento, o seu décimo título Infantil. "Roda da Infância" apresenta 17 capítulos de pura beleza lúdica, retratando histórias e personagens que o autor conheceu na sua infância. Como o "Faquir Maleiro" (título de um dos capítulos), exatamente sobre um faquir que esteve em Itabuna, atraindo a atenção de multidões durante cerca de um mês, curiosas por saberem até quando aquele homem que lidava com cobras aguentaria sem se alimentar; ou do político de Ilhéus que prometeu "dinamitar o Rio Cachoeira para que fosse possível a navegação de grandes embarcações, como no Rio Amazonas". Futebol, Natal, São João, Carnaval e a vida rural são temas que aparecem aqui e ali, ambientando a narrativa feita pelo autor.

Roda da Infância foi lançado no começo do ano pela editora mineira Dimensão, em uma tiragem inicial de 5 mil exemplares, que poderão ser adquiridos tanto pela Internet quanto nas maiores redes de livrarias. E assim segue o "menino" Cyro de Mattos, que do alto dos seus 54 de carreira como autor de livros, ainda tem na infância a sua principal fonte de inspiração. A criança que existe dentro de todos nós agradece.

Saiba mais sobre Cyro de Mattos: www.ficc.com.br

25 de jan. de 2010

Canal do Gogó da Ema é cenário de terror

A Prefeitura de Itabuna está anunciando uma mega reforma em algumas ruas do centro da cidade, para comemorar o centenário de Itabuna. Mas a gente já se preocupa em perguntar: será que Itabuna vai completar 100 anos e o famoso "Canal do Gogó da Ema" vai continuar desse jeito? Trata-se da continuação do Canal do São Caetano (que já é um horror), localizado entre este e a Av. Kennedy (em seguida "deságua" no Rio Cachoeira), completamente contaminado e invadido pelo mato, em um dos mais fortes retratos do abandono pelo qual passa a cidade de Itabuna. Para piorar, centenas de famílias moram a meio metro dessa imundície toda. Para essas pessoas, a tal "festa do centenário" não significa nada!

18 de jan. de 2010

Canal do São Caetano

Entranhado na Feira do São Caetano está o... Canal do São Caetano. Infelizmente o que já foi um córrego, depois um canal, hoje não passa de um esgoto fétido a céu aberto, perigoso para a saúde pública, principalmente pela alta concentração de ratos e insetos, que se criam ali e partem para invadir as casas vizinhas. E, claro, pela constante ameaça de contaminação dos alimentos vendidos na própria feira. O que o bairro São Caetano fez de tão errado para merecer tal abandono?

O mato toma conta do canal, retendo o lixo.

Até "Ilhas de sujeira" são criadas. O fedor é insuportável.

No meio do lixo, pode se notar até colchões.

Alheio a tudo, um cidadão manda ver numa deliciosa buchada de bode... devidamente acompanhada de uma cervejinha, essencial nesse calor escaldante. Bonapetit!

17 de jan. de 2010

Primeira Hemodiálise de Itabuna

Itabuna, janeiro de 1978. Primeira hemodiálise no interior baiano, realizada pelo médico Renato Costa. Antes da chegada desse equipamento, ele próprio, ao lado do Dr. João Otávio já haviam realizado centenas de diálises peritoneais.

7 de jan. de 2010

Nico Rezende em Itabuna

Um dos principais artistas surgidos no universo pop nacional dos anos 80, o cantor Nico Rezende (autor de músicas como "Esquece e vem", "Transas" e "Perigo") está na região e deu uma canja no Bar do Lula, dia 04 de janeiro, num evento chamado "Segunda Sem Lei", promovido por músicos regionais. Acompanhado pelo parceiro Paulinho Lima, Nico aproveitou para agendar um show aqui na cidade, que acontecerá no dia 15 de janeiro, no Hotel Tarik Fontes. Imperdível.

Ê, povinho vingativo!

Lembra daquela árvore que os moradores do bairro Berilo queriam derrubar (veja a postagem original clicando aqui), causando indignação geral? A boa notícia é que ela continua de pé, no mesmo lugar. Mas, provavelmente irados por serem contrariados, resolveram "se vingar" cortando uma árvore vizinha, um pouco menor, localizada na mesma praça - notem que ela aparece na foto original. Tá certo, essa vocês venceram... parabéns!